PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS

Para um bom desenvolvimento do estudo da música, tanto para instrumentos quanto para a educação da voz, desenvolvemos uma metodologia baseada no que existe de mais moderno no cenário musical. Conseguimos assim, estruturar uma seqüência pedagógica dividida inicialmente em 4 módulos de estudo.Nossa metodologia está dividida nas seguintes matérias: teoria e percepção musical, técnica do instrumento ou técnica vocal, performance, tecnologia musical aplicada e generalidades sobre o instrumento estudado.

TEORIA MUSICAL

O que é música, história da música, noções de acústica, propriedades do som, as notas musicais, acidentes musicais (sustenido, bemol e bequadro), sistema temperado, escrita musical (cifrado universal e partitura), intervalos, acordes, escalas, harmonia, improvisação, arranjo e composição.

PERCEPÇÃO AUDITIVA

Percepção melódica (reconhecimento dos sons e suas regiões grave, médio, agudo, intervalos e escalas), percepção rítmica (pulsação e andamento) e percepção harmônica (acordes tríades e tétrades).

TÉCNICA VOCAL / INSTRUMENTO

Aplicação de todo conhecimento teórico no instrumento estudado e aplicação de vários exercícios para desenvolvimento da coordenação motora.

PERFORMANCE

Incentivar a prática de tocar e/ou cantar (repertório), quadro de performance (apresentação das certezas e variáveis de um evento), planejando um show, técnicas de ensaio, comunicação de palco, acessórios sobre o instrumento escolhido. Nesta matéria conseguimos agrupar todos os conhecimentos anteriormente desenvolvidos.

TECNOLOGIA MUSICAL

Estudo dos recursos tecnológicos para o auxílio do desenvolvimento musical. Alguns softwares ajudam no aprendizado da técnica dos instrumentos e no estudo da percepção auditiva. Com o advento da internet conseguimos ter acesso de uma forma rápida às informações musicais bem como ter acesso às letras de músicas, cifras e downloads de músicas em vários formatos. Conceitos de áudio e midi, P.A (Public. Adress) e monitoração, técnicas de gravação e edição musical, síntese virtual e plug-ins fazem parte de nosso curso.

GENERALIDADES

Origem e trajetória do desenvolvimento do instrumento. Suas curiosidades e particularidades.

Esperamos que com o uso desta metodologia, possamos colaborar para o crescimento e o desenvolvimento equilibrado de todos os nossos alunos.